segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Texto dissertativo 2ª Semana (Atividade 3) – Blog


Cursista: Andreza Sales Ferreira - Turma: T 26A
Campo Grande, MS

PS - Pessoa com Surdez: AEE

Dois professores ensinam Libras à cinco alunos com surdez,
utilizando referencias visuais, os mesmos estão utilizando e discutindo termos
técnicos de Libras de acordo com o tema estudado.



Segundo Damázio (2010, p.13) devemos “entender o uso do termo pessoa com surdez como uma forma de nos reportamos a pessoas com uma deficiência auditiva, independente do grau da sua perda sensorial”. Sendo assim,


Não vemos a pessoa com surdez como o deficiente, pois ela não o é, mas tem perda sensorial auditiva, ou seja, possui surdez, o que a limita biologicamente para essa função perceptiva. Mas, por outro lado, há toda uma potencialidade do corpo biológico humano e da mente humana que canalizam e integram os outros processos perceptuais, tornando essa pessoa capaz, como ser de consciência, pensamento e linguagem. (DAMÁZIO e FERREIRA, 2010, p. 47-48)


E para conseguirmos atingir todas as potencialidades desse indivíduo devemos adotar uma “abordagem educacional por meio do bilingüismo” (DAMÁZIO, 2010, p. 20), isto porque esta abordagem visa habilitar a pessoa com surdez para o uso de duas línguas no dia-a-dia escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte, no nosso caso, a Língua Portuguesa própria do Brasil.
A relevância em mediar a aprendizagem com imagens reais e concretas que façam sentido com os textos estudados em sala de aula comum e no AEE são de suma importância, pois a preocupação de considerar sempre que a Língua Portuguesa é a L2 do aluno com surdez, ou seja, é a segunda língua dele, deste modo, “[...] defendemos educação escolar inclusiva para pessoas com surdez, visando proporcionar a essas pessoas a oportunidade de aquisição de habilidades para a vida em comunidade [...].” (DAMÁZIO, 2005, p.19)
Com certeza para conseguirmos proporcionar pelo menos a oportunidade de minimizar a defasagem do ensino do aluno com surdez devemos oferecer um ensino de qualidade, com horas complementares/suplementares no AEE (Atendimento Educacional Especializado) próprios para alunos com surdez, em horário contra-turno do estudado. É lá que o aluno terá três momentos didáticos e pedagógicos segundo Alves, Damázio e Ferreira (2010) são eles: o AEE de Libras, AEE em Libras e o ensino de Língua Portuguesa preferencialmente na modalidade escrita, pois o objetivo na sala de recursos é formar alunos quanto ao aspecto bilíngue que mesmo que não tenha um intérprete presente ele consiga se comunicar.
Isto porque acreditamos na proposta de Damázio (2007, p.37) quanto ao AEE:


o Atendimento Educacional Especializado com o uso de Libras, ensina e enriquece os conteúdos curriculares promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na turma comum. [...] O professor com surdez, para o ensino de Libras oferece aos alunos com surdez melhores possibilidades do que o professor ouvinte porque o contato com crianças e jovens com surdez com adultos com surdez favorece a aquisição dessa língua.


Em suma, utilizaremos as seguintes citações para explicar resumidamente a nossa visão: “é preciso construir um campo de comunicação e interação amplo, possibilitando que as línguas tenham o seu lugar de destaque.”(DAMÁZIO e FERREIRA, 2010, p. 48) para que "no decorrer do Atendimento Educacional Especializado em Libras, os alunos se interessam, fazem perguntas, analisam, criticam, fazem analogias, associações diversas entre o que sabem e os novos conhecimentos em estudo". (DAMÁZIO, 2007, p. 31), desenvolvendo deste modo autonomia para a vida toda.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Carla Barbosa. DAMÁZIOMirlene Macedo. FERREIRA, Josimário de Paula. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.

DAMÁZIO. Educação Escolar Inclusiva das Pessoas com Surdez na Escola Comum: Questões Polêmicas e Avanços Contemporâneos. In: II Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, 2005, Brasília. Anais... Brasília: MEC, SEESP, 2005, p. 13 e 19.

DAMÁZIO, Mirlene F.M. Tendências Subjacentes à Educação das Pessoas com Surdez. In: Atendimento Educacional especializado: Pessoa com surdez. Curitiba:CROMOS, 2007, p.31 e 37.

DAMÁZIO, M. F. M.; FERREIRA, J. Educação Escolar de Pessoas com Surdez-Atendimento Educacional Especializado em Construção. Revista Inclusão: Brasília: MEC, V.5, 2010. p.47-48.

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