domingo, 4 de agosto de 2013

Fechamento disciplina - AEE

Fechamento - AEE
Nome das Cursista: Andreza Sales Ferreira
Número da Turma: T26a –                                  05/08/2013
Estado / Município Polo: Mato Grosso do Sul – MS / Campo Grande - MS
Estado / Município Abrangência: Mato Grosso do Sul / Campo Grande - MS

Atendimento Educacional Especializado: direito do aluno com necessidades específicas

Segundo a Política de Educação Especial, na perspectiva inclusiva de 2008 o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que visa identificar, elaborar, organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as necessidades particulares dos discentes (SEESP/MEC, 2008).
Sendo assim vemos que é obrigação do governo ou gestão municipal oferecer esse serviço ao aluno com necessidades educacionais especiais, isso de acordo, com cada especificidade, e tempo determinado em que o aluno necessite. O AEE vem auxiliar a educação especial como um todo, ela está interligada com a necessidade específica daquele alunado.
È direito do aluno, bem como, da família buscar ajuda e apoio para que o mesmo vença as barreiras que possam o impedir de avançar física, psicológica ou emocionalmente. Sendo assim, mesmo que o discente não freqüente regularmente a uma sala de recursos (SRM) é direito dele e da família quando o aluno não estiver apto a fazê-lo, buscar se cercar de todas as informações cabíveis a fim de esclarecer os direitos civis e escolares para que o aluno avance nas suas potencialidades, isto de acordo com o que ele é capaz de aprender, conforme, a necessidade do mesmo.
Na perspectiva da inclusão escolar o aluno sempre deve ser avaliado por ele mesmo e não em relação pelo restante da sala, deve-se dar tempo ao tempo, estimulando de todas as formas possíveis o avanço desse docente.
Nada obstante, o AEE deve articular-se com a proposta e o projeto pedagógico da escola regular, mesmo que as atividades do mesmo se diferem das que são realizadas no ensino comum e nas salas de aula, é por isso, que de maneira nenhuma devemos julgar ou desmerecer o grande papel do Professor do AEE, nesse elo de conhecimento e aprendizagem, é ele que faz na grande maioria das vezes salas de recursos multifuncionais funcionar mesmo que o mesmo vá fazer esse atendimento de forma domiciliar, haja desta forma a necessidade de ser um professor habilitado para exercer tal função.
Sendo assim, podemos afirmar sem mais delonga que o alunado especial é capaz de se desenvolver, contudo, é de suma importância que a família, colegas, professores regentes, gestão, equipe técnica, professores de SRM com seus recursos e funcionalidades diferenciadas resguardar o mesmo para que possa se desenvolver de acordo com aquilo que ele é capaz: nas potencialidades e diferenças que só ele tem, isto porque lhe é de direito!
Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf . Acesso em: 03. ago. 2013.

GOMES, Adriana Leite Lima Verde. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual / Adriana Leite Lima Verde Gomes, Jean-Robert Poulin, Rita Vieira de Figueiredo. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v.2. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).


Ropoli, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoli... [Et.al.]. – Brasília : Ministério da Educação, secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v.1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).













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