Fechamento - AEE
Nome das Cursista: Andreza Sales Ferreira
Número da Turma: T26a – 05/08/2013
Estado / Município Polo: Mato Grosso do Sul – MS / Campo Grande -
MS
Estado /
Município Abrangência: Mato Grosso do
Sul / Campo Grande - MS
Atendimento Educacional Especializado:
direito do aluno com necessidades específicas
Segundo
a Política de Educação Especial, na perspectiva inclusiva de 2008 o Atendimento
Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que visa
identificar, elaborar, organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que
eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as
necessidades particulares dos discentes (SEESP/MEC, 2008).
Sendo
assim vemos que é obrigação do governo ou gestão municipal oferecer esse
serviço ao aluno com necessidades educacionais especiais, isso de acordo, com
cada especificidade, e tempo determinado em que o aluno necessite. O AEE vem
auxiliar a educação especial como um todo, ela está interligada com a necessidade
específica daquele alunado.
È
direito do aluno, bem como, da família buscar ajuda e apoio para que o mesmo vença
as barreiras que possam o impedir de avançar física, psicológica ou
emocionalmente. Sendo assim, mesmo que o discente não freqüente regularmente a
uma sala de recursos (SRM) é direito dele e da família quando o aluno não
estiver apto a fazê-lo, buscar se cercar de todas as informações cabíveis a fim
de esclarecer os direitos civis e escolares para que o aluno avance nas suas
potencialidades, isto de acordo com o que ele é capaz de aprender, conforme, a
necessidade do mesmo.
Na
perspectiva da inclusão escolar o aluno sempre deve ser avaliado por ele mesmo
e não em relação pelo restante da sala, deve-se dar tempo ao tempo, estimulando
de todas as formas possíveis o avanço desse docente.
Nada
obstante, o AEE deve articular-se com a proposta e o projeto pedagógico da
escola regular, mesmo que as atividades do mesmo se diferem das que são
realizadas no ensino comum e nas salas de aula, é por isso, que de maneira nenhuma
devemos julgar ou desmerecer o grande papel do Professor do AEE, nesse elo de
conhecimento e aprendizagem, é ele que faz na grande maioria das vezes salas de
recursos multifuncionais funcionar mesmo que o mesmo vá fazer esse atendimento
de forma domiciliar, haja desta forma a necessidade de ser um professor
habilitado para exercer tal função.
Sendo
assim, podemos afirmar sem mais delonga que o alunado especial é capaz de se
desenvolver, contudo, é de suma importância que a família, colegas, professores
regentes, gestão, equipe técnica, professores de SRM com seus recursos e
funcionalidades diferenciadas resguardar o mesmo para que possa se desenvolver
de acordo com aquilo que ele é capaz: nas potencialidades e diferenças que só
ele tem, isto porque lhe é de direito!
Referências
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial -
MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf
. Acesso em: 03. ago. 2013.
GOMES,
Adriana Leite Lima Verde. A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com
deficiência intelectual / Adriana Leite Lima Verde Gomes, Jean-Robert
Poulin, Rita Vieira de Figueiredo. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v.2. (Coleção
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
Ropoli, Edilene Aparecida.
A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva / Edilene Aparecida Ropoli...
[Et.al.]. – Brasília : Ministério da Educação, secretaria de Educação Especial
; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v.1. (Coleção A Educação Especial
na Perspectiva da Inclusão Escolar).
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