domingo, 10 de novembro de 2013

Áudio-descrição - DV

A áudio-descrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro, programas de televisão e outros. 
No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.
acessibilidade nos meios de comunicação é um tema que está em pauta no mundo todo. Os esforços neste sentido visam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais a uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.
“Dizem que uma imagem vale mais do que 1000 palavras, pois bem, a audiodescrição é muito mais que as tais 1000 palavras.”


"DESDE 2003, JÁ AUDIODESCREVEMOS MAIS DE 100 FILMES E EXECUTAMOS MAIS DE 500 HORAS DE AUDIODESCRIÇÃO AO VIVO E GRAVADA". Marco Antonio de Queiroz, cego, autor do site Bengalalegal, em 2007.


Veja o vídeo publicado em 13/02/2013

Onde os pais da noiva são deficientes visuais e por isso a noiva decidiu optar pela áudio-descrição. O trabalho possibilita aos deficientes visuais a oportunidade de conhecer em detalhes todos os momentos da cerimônia. Veja no programa  'Hoje em dia', ou melhor no link abaixo a oportunidade de se emocionar!

 Casamento tem áudio-descrição para cegos


Outro vídeo que podemos ver a áudio-descrição na íntegra é a da história dos TRÊS PORQUINHOS: divertido e bem narrado o link abaixo ao ser clicado mostra um video com imagens, sons e muitos mais como é importante para as pessoas com cegueira ou com Deficiência Visual ter a acessibilidade de frequentar cinemas por exemplo:
Áudio-descrição três porquinhos entre outros.




 Definição: Audiodescrição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Audiodescrição é a uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, adança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer no ecrã durante as pausas naturais do audio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário.1
Para as artes performativas (teatrodançaópera) e para os meios de comunicação (televisãocinema e DVD), a descrição é uma forma de tradução audiovisual, usando as pausas naturais no diálogo ou entre elementos sonoros cruciais para inserir a narrativa, que traduz a imagem visual de uma forma que a torna acessível a milhões de indivíduos que de outro modo não teriam um acesso pleno à televisão e ao cinema.
Em museus ou em exposições de artes visuais, visitas com audiodescrição (ou em circuitos concebidos universalmente que incluem descrição ou a extensão dos atuais programas gravados em áudio ou em vídeo) são utilizados para proporcionar acesso aos visitantes que são cegos ou possuem uma visão reduzida. Professores ou guias podem ser instruídos no sentido de utilizar a audiodescrição nas suas apresentações. A audiodescrição de eventos desportivos está a tornar-se cada vez mais comum, especialmente em estádios de futebol.
Investigadores estão a trabalhar no sentido de demonstrar como a descrição, através do uso de variadas escolhas de palavras, sinônimos, metáforas e comparações, beneficia não só as crianças que são invisuais e/ou com dificuldade de aprendizagem, mas poderá também impulsionar a literacia para todas as crianças.
A partir de 1º de julho de 2011 foi instituída no Brasil a obrigatoriedade de pelo menos duas horas semanais de conteúdo com audiodescrição para as emissoras com sinal aberto e transmissão digital, na condição de faixa de áudio adicional2 
Quer saber mais acesse um site exclusivo sobre o tema: http://audiodescricao.com.br/ad/

Um comentário:

  1. Muito bacana o recurso da audiodescrição. Eu me encantei com os vídeos.

    Marta Mello

    ResponderExcluir