segunda-feira, 26 de maio de 2014

Proposta de Atividade - TGD - Autismo

Proposta de atividade para alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento

Professora do AEE: Andreza 

1.   Título da atividade: CARTOON com interferência

2.   Público a que se destina, qual transtorno, para que idade.
Para as crianças com autismo (TEA), acima de 6 anos.

3.   Local de utilização da atividade 
Essa atividade pode ser utilizada no AEE, na sala de aula ou laboratório de informática se for montada no programa Power Point (PPT), podendo ser usado durante um momento em que o aluno estiver livre.




4.   Representação visual do recurso utilizado; 



5.   Descrição da atividade: Essa atividade servirá para o aluno fazer análises e sínteses referente as possíveis possibilidades para se criar um rosto, ou seja com expressões variadas, como de medo, alegria, isto com cabeças variadas, olhos, bocas, pescoço, orelhas e outros.

 Deste modo, o professor trará inicialmente dois esboços um com o rosto harmonioso e outro com tudo fora do lugar, desta forma o professor irá conversar com o educando sobre as diferenças, para que através do diálogo fazer com o aluno as devidas intervenções, sendo desta forma uma atividade com interferência do professor. 

Nesta atividade a todo momento o professor do AEE (ou não) deverá falar sobre o que está sendo construído, primeiro deixar ele montar do seu modo, para que ai sim faça as intervenções nas expressões.


6.   Indicar quais intervenções o professor do AEE poderá realizar para efetivar o desenvolvimento do aluno, com a atividade que você selecionou.
Com essa atividade o professor de AEE pode primeiro entender em que nível de conhecimento de associação o aluno com TGD está, para que o mesmo possa fazer as devidas intervenções para ajudar o aluno.  Deste modo ele irá  compreender um rosto harmonioso, o que combina com que, dependendo do aluno o professor pode até usar o computador para que o educando possa utilizar o mouse para realizar a atividade e acrescentar mais um objetivo na atividade que é de aprender a movimentar o mouse corretamente, arrastar, copiar e colar imagens no PPT.






Bônus 

Segunda parte -  Para consultar vídeos  e pesquisas interessantes sobre AUTISMO clique nos links abaixo






Pesquisa interessante sobre o autismo

Para ampliarmos o foco de como trabalhar com TEA  poderemos pesquisar os seguintes sites abaixo:  

1)   Tecnologia Assistiva – MiryamPelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 27/04/2014].


2)   ARASAAC - Portal Aragones de Comunicação Alternativa e Ampliada - http://www.catedu.es/arasaac/[acesso em 27/04/2014].

4 comentários:

  1. Olá Andreza!
    Adorei a proposição de atividade postada por ti. Você escolheu uma atividade bem ilustrativa e descreveu passo a passo como desenvolvê-la, além de inserir nesse passo a passo as intervenções que deverão ser feitas durante a execução da atividade. Julgo de grande importância essas intervenções, pois o autista necessita de apoio e interferência a todo momento.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vânia precisa mesmo de intervenções a fim de auxiliar a compreensão dele! Obrigada pelo comentário! ;) <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Andreza parabéns pelo seu empenho nas atividades da disciplina. Gostei de sua proposta da atividade para alunos com autismo.
    Abraços,

    Ana Maria.

    ResponderExcluir