quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fechamento DF: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: trabalhando com deficientes físicos 


              Em todo momento nos deparamos com pessoas que por um motivo ou outro obtém deficiência física e necessitam de receber atendimento pedagógico especializado, requerendo necessidades educacionais especializadas que nos fazem no âmbito pedagógico relacionar-se com a seguinte citação abaixo do Parecer CNE/CEB número 17/2001, onde refere-se que: 

[...] Todos os alunos, em determinado momento de sua
vida escolar podem apresentar necessidades educacionais
especiais, e seus professores em geral conhecem diferentes
estratégias para dar respostas a elas. No entanto, existem
necessidades educacionais que requerem, da escola, uma
série de recursos e apoios de caráter mais especializados
que proporcionem ao aluno meios para acesso ao
currículo.

                    É por meio das tecnologias assistivas que a acessibilidade para as pessoas com deficiência física podem ocorrer.  Uma dificuldade de locomoção, uma paralisia nos membros inferiores ou superiores colocam em ação os recursos assistivos que na nossa atualidade estão cada vez mais em alta, mas segundo  Lília Giacomini et al (2010):

Os impedimentos da função motora acarretam a privação de acesso e de participação dos alunos em espaços e atividades, e isto deve ser analisado para que recursos adequados de tecnologia assistiva possam apoiar o desenvolvimento da funcionalidade, ou seja, a possibilidade de deslocar-se, de chegar aos ambientes pretendidos e ali explorar o meio e as atividades nele realizadas. 

                Utilizar-se de desses recursos adequados farão com que o aluno se desenvolva mais rapidamente podendo adquirir uma educação inclusiva onde ele possa se locomover e aprender de forma agradável com acessibilidade e a partir das tecnologias assistivas existentes hoje em dia. 





Referências


GIACOMINI, Lília. SARTORETTO, Mara Lúcia. BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010, p. 22.   

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