foto 1: Quatro alunos com Deficiência Intelectual (DI) em uma sala da recursos realizando atividades manuais: colando alguns objetos numa caixa e pintando em um tipo de roda.
foto 2: Quatro alunos com DI na APAE montando um brinquedo colorido juntamente com a professora, uma das alunas está olhando para a foto e segurando umas peças de quebra-cabeça.
foto 3: Um aluno com Deficiência Intelectual pinta na parede com pincel grosso e com tinta azul. A parede está encapada com papel grande e branco.
foto 4: Em uma instituição para alunos com Deficiência Intelectual (DI) a professora agacha com um lápis na mão para auxiliar o aluno que está realizando uma atividade os dois estão sorrindo com a realização da atividade.
O professor que trabalha com o aluno com DI deve estar atento a qual jogo ou atividade pode auxiliar o aluno no seu desenvolvimento e aprendizagem. O professor pode e/ou deve intervir e as
[...] atividades podem variar de propostas de
elaboração de textos, a construção de maquetes do
sistema planetário, realização de pesquisas em
livros, revistas, jornais, internet, confecção de
cartazes, leituras interpretativas de textos literários
e poesias, apresentação de seminários sobre o tema,
entre outras. O aluno com deficiência mental,
assim como os demais colegas, escolhe a atividade
que mais lhe interessar e a executa. Essa escolha e
a capacidade de desempenhar a tarefa não é
predefinida pelo professor. (MEC, 2007, p.18)
[...] A liberdade do professor e dos alunos, de
criarem as melhores condições de ensino e de
aprendizagem, não dispensa um bom planejamento
de trabalho, seja ele anual, mensal, quinzenal ou
mesmo diário. Ser livre para aprender e ensinar não
implica em uma falta de limites e regras ou, ainda,
em cair num espontaneísmo de atuação. (MEC, 2007, p.19)
Por exemplo como podemos ver as imagens um e três a aplicabilidade dessa atividade favorecerá o desenvolvimento de noção de espaço, criação e ludicidade, já na foto dois verificamos que trabalhar em equipe e com a mediação da professora ou educadora fará com que os alunos se sintam mais motivados a realizar tal tarefa. o jogo do encaixe ou o quebra- cabeça poderá auxiliar enriquecer a aprendizagem do conteúdo ministrado.
Dez Sugestões Pedagógicas: para trabalhar com a criança com Deficiência Mental
- Proporcionar um ambiente tranqüilo, em que as crianças estejam sempre ocupadas;
- Dosar atividades em relação a duração e ao interesse que possam despertar;
- Estabelecer os limites de forma positiva;
- Manter a voz suave, não falar muito, nem muito alto, nem muito depressa;
- Evitar as comparações entre as crianças;
- Facilitar para que a criança aprenda pela sua própria ação. Deixar que ela tente,experimente e observe; Pedir sempre ao aluno, após uma atividade, que descreva sua ação: verbal, gráfica e corporal;
- Nunca subestimar o aluno, quanto as suas capacidades;
- Ter em mente que o aluno com deficiência mental aprende num ritmo mais lento que as demais crianças devendo, portanto, ser respeitado o seu desenvolvimento;
- Propor a criança à realização de jogos e brincadeiras, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra, transformando a aprendizagem em algo lúcido e agradável, permitindo a criança que demonstre criatividade e iniciativa;
- Procurar dividir cada atividade em etapas, ensinando-as uma a uma, até que a criança seja capaz de realizar toda atividade sozinha.
Referências
Atendimento Educacional Especializado em
Deficiência Mental. BATISTA, Cristina Abranches & MANTOAN, Maria Teresa
Égler. In: GOMES, Adriana L.
Limaverde. Deficiência Mental, Atendimento
Educacional Especializado. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. p. 18 e 19.
Andreza olá!
ResponderExcluirBacana as dicas deixada por você no seu blog, as amostragens com fotos mostram claramente como os alunos se sentem fazedores do seu saber.
Parabéns
Marta Mello
Verdade satisfação no olhar e no sorriso!
ExcluirQue legal, Andreza!
ResponderExcluirGostei muito de suas dicas e das atividades que você sugeriu, pois como você coloca, o professor, tanto do ensino comum como o do AEE, devem estar atentos às formas de o aluno aprender e criar estratégias para facilitar esse processo.
Beijos,
Vânia Bordim
Obrigada! kkkkk Esse era o objetivo! ;)
ExcluirAndreza, parabéns pelas suas dicas de atividades, achei interessante colocar papel na parede para os alunos pintarem. Na pintura o aluno pode soltar sua imaginação e expressar seus sentimentos.
ResponderExcluirEntão já fiz essa atividade com meus alunos deu muitoooo certo, é uma atividade inclusiva todos os alunos da sala poderão participar!
ExcluirOlá, Andreza!
ResponderExcluirAchei bem interessante as dicas das 10 sugestões pedagógicas sugeridas. Assim como de toda a postagem. Parabéns!
Beijos,
Ana Maria.
Obrigada! Também gosto das suas postagens! Abraços (y)
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